Conselhos

Antes de levar um cão para a sua vida, lembre-se que estes têm de ser compatíveis. Analise bem as características da raça que pretende e veja se o seu estilo de vida vai ao encontro das necessidades do seu novo amigo.

Serra da Estrela

A ESCOLHA

É essencial escolher um bom criador, solicitando à Liga dos Criadores e à Amigos do Cão da Serra da Estrela a lista dos seus criadores recomendados. Comprar em loja de animais nem sempre é boa opção.

A Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela ou o Clube Português de Canicultura também são uma boa opção para recorrer em caso de dúvidas acerca do criador.

Aconselhamos, ainda, a visitar os criadores antes de tomar uma decisão, conhecendo os progenitores, o contexto e as condições em que vivem. Se puder, solicite documentos dos progenitores, especialmente as radiografias da displasia da anca.

ALGUNS CUIDADOS ESSENCIAIS

O Serra da Estrela é um cão rústico, pelo que escovar uma vez por semana é suficiente para manter o pêlo bonito. O ato de escovar estimula, simultaneamente, a relação dono/cão. No final da primavera e/ou início de verão, o Serra da Estrela perde parte do pêlo, sendo necessário retirar o pêlo que está solto com um bom pente metálico. Além disso, é um amigo de 4 patas bem resistente à chuva e ao vento. Adora viver ao ar livre e correr pelo campo. Nos dias quentes, procura locais frescos para descansar.

Beagle

A ESCOLHA

Todas as recomendações a nível de criadores, mantêm-se para os Beagles também. Se tem crianças em casa, o Beagle é a melhor companhia que lhes podia arranjar. Ele é bem paciente, mesmo perante as traquinices dos mais pequenos. São tão apegados à família, que detestam estar sozinhos.

Neste sentido, se vive num apartamento, os vizinhos são capazes de não gostar muito da voz grave e sonante do seu Beagle. Arranjar-lhe companhia é o ideal. Todavia, evite a convivência do Beagle com animais mais pequenos, como gatos, coelhos, etc., devido ao instinto de caça desta raça.

ALGUNS CUIDADOS ESSENCIAIS

O Beagle tem uma grande tendência para engordar, pelo que precisa de uma boa caminhada recheada de brincadeiras todos os dias. É de salientar também que o facto de ter orelhas compridas e pendentes exige que haja uma rotina na limpeza das mesmas, de modo a evitar otites. No que diz respeito ao pêlo, uma escovagem semanal é suficiente para mantê-lo bonito.